sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Coleção Filosofinhos/Les Petits Philosophes

Comprei dois livros dessa coleção fofíssima: Jean-Jacques Rousseau e Sartre e Simone. A proposta da Tomo Editorial é introduzir a biografia de pensadores e fundamentos de filosofia para crianças. Além disso, as edições são bilíngues, em português e francês.



Teoricamente, os livros são para meus afilhados, mas antes de dar para eles, fiz o "controle de qualidade". São ótimos! Confiram o trecho no qual o menino Rousseau se questiona acerca da propriedade:

Se os frutos são de todos
e a terra é de ninguém,
faz nascer desigualdade
quem acumula o que já tem.

Si les fruits sont à tout le monde
mais que la terre n'est à aucun de nous
l'inégalité pointe le
bout de son nez
quand quelqu'un
accumule et veut tout.

Mais importante do que mostrar para as crianças quem foram os filósofos, é ensinar certas ideias e suas aplicabilidades em nossas vidas. Nesse sentido, a série acertou em cheio.


Para educadores, a editora disponibilizou em seu site um roteiro com atividades envolvendo os livros. Olhando por cima, achei as tarefas bacanas, mas penso que elas podem ser contextualizadas em um projeto educacional maior.

Apenas uma ressalva. A única "filosofinha" da série é a Simone de Beauvoir, e ela divide o livro com outro pensador. Na minha opinião, dá a ideia de que ela é secundária e só está ali porque dividiu sua vida com Sartre. Com certeza essa não foi a intenção do autor, contudo, passou essa impressão. Curioso que as ideias que Simone difundiu pregavam justamente o oposto disso. Custava ter publicado nove títulos ao invés de oito?

Boa leitura, para os pequeninhos e para os grandinhos!

Edições:

BORGES, Cauê. Jean-Jacques Rousseau. Ilustrado por Francisco Juska Filho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.

REUILLARD, Pascal. Sartre e Simone. Ilustrado por Francisco Juska Filho. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário